Logo Resende Ribeiro

Filtrar por Categoria

O problema dos juros abusivos no Brasil e a possibilidade de sua revisão

Este artigo é para você que não entende o porquê de tamanha complicação na hora de uma instituição financeira explicar ao cliente exatamente quais juros serão cobrados no seu financiamento ou empréstimo.

A ausência de transparência acerca dessa informação acaba causando, além de uma grande dor de cabeça na maioria dos consumidores/beneficiários, um prejuízo significativo a eles, uma vez que não raramente são identificados abusos nos contratos de financiamentos ou empréstimos.

Tais abusos se configuram em taxas e/ou juros abusivos. De forma simples e objetiva, juros abusivos são: aqueles cobrados acima da taxa média de mercado (regra).

Você entende tal definição? Vamos explicar.

Se sua taxa de juros está muito acima da taxa SELIC (taxa paga pelo governo por empréstimos contraídos) que nada mais é do que a taxa básica de juros aplica no Brasil, ou de outra taxa usada como referência pelo Banco Central, certamente ela é abusiva.

Mas como posso saber se minha taxa é realmente abusiva? Existe um instrumento bastante eficaz, que é a Calculadora Cidadã do Banco Central. Por intermédio dela, é possível obter o resultado preciso do que se paga. Há na calculadora 04 dados fixos e, com o preenchimento de 03 destes dados é possível auferir os valores, reais. São esses dados: número de meses, taxa de juros ao mês e valor da parcela do financiamento.

O que se paga de juros nesses tipos de contratos é maquiado em virtude de extensos contratos de adesão que raramente são lidos ou analisados pelos contratantes (aquele de detém o sonho da casa própria ou precisa de algum valor para investimento ou pagamento de contas). As grandes instituições financeiras do país e suas federações trabalham diuturnamente para que a taxa média de juros de mercado seja alta, e eis o porquê: é muito vantajoso ser instituição bancária no Brasil, justamente porque os juros médios de mercado são altíssimos. E aqui vai um tapa na cara de quem precisa recorrer a essas instituições: O BRASIL DETÉM A MAIOR TAXA DE JUROS REAL DO MUNDO!

Se você desconfia que os juros de seu financiamento são abusivos, não deixe de revisá-los.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também